Pular para o conteúdo principal

CONHEÇA O NECX


QUEM SOMOS


Instituição sem fins lucrativos, núcleo de estudo, fraternidade, oração e trabalho, praticados dentro dos princípios espíritas.
Escola de formação espiritual e moral, que trabalham à luz da Doutrina Espírita.
Posto de atendimento fraternal para todos os que os buscam com o propósito de obter orientação, esclarecimento, ajuda ou consolação.
Oficina de trabalho que proporciona aos seus frequentadores oportunidades de exercitarem o próprio aprimoramento íntimo pela prática do Evangelho em suas atividades rotineiras.
Caracteriza-se pela simplicidade própria das primeiras casas do Cristianismo nascente, pela prática da caridade e pela total ausência de imagens, símbolos, rituais ou outras quaisquer manifestações exteriores.

OBJETIVOS
Promover o estudo, a difusão e a prática da Doutrina Espírita, atendendo as pessoas que:
• buscam esclarecimento, orientação e amparo para seus problemas espirituais, morais e materiais;
• desejam conhecer e estudar a Doutrina Espírita;
• desejam trabalhar, colaborar e servir em qualquer área de ação que a prática espírita oferece.

CONSIDERAÇÕES SOBRE A INSTITUIÇÃO ESPÍRITA

"Se o Espiritismo deve, assim como foi anun­ciado, trazer a transformação da Humanidade, isto pode ser apenas pelo melhoramento das massas, o que pode acontecer gradualmente e pouco a pouco, apenas pelo melhoramento dos indivíduos. É para o fim providencial que devem tender todas as sociedades espíritas sérias, agrupando ao seu redor to­dos os que possuem os mesmos sentimentos; então haverá entre elas união, simpatia e fraternidade e não um vão e pue­ril antagonismo de amor-próprio, de palavras antes que de fatos; então elas serão fortes e poderosas, porque se apoiarão numa base indestrutível: o bem para todos." (Allan Kardec)

"Quando se abrem as portas de um templo espírita-cristão ou de um santuário doméstico, dedicado ao estudo do Evangelho à luz do Espiritismo, uma luz divina acende-se nas trevas da ignorância humana e através dos raios benfazejos desse astro da fraternidade e conhecimento, que brilha para o bem da comunidade, os homens que dele se avizinham, ainda que não de­sejem, caminham, sem perceber, para a vida melhor." (Emmanuel)

"O Centro Espírita é, para usarmos a expressão espírita de Victor Hugo: point d’opotique do movimento doutrinátorio, ou seja, o seu ponto visual de convergência. Podemos figurá-lo como um espelho côncavo em que todas as atividades doutrinárias se refletem se unem, projetando-se conjugadas no plano social geral, espírita e não espirita." (Herculano Pires)

O NÚCLEO ESPÍRITA CHICO XAVIER

O Núcleo foi inicialmente idealizado pelo casal Fernando e Yeda Hungria desde as primeiras viagens a Uberaba, na década de 70, em visita ao saudoso amigo e médium mineiro Chico Xavier.
No entanto, o desejo por muitos anos acalentado de estabelecer este grupo espiritista recebeu importante contribuição das reuniões de ectoplasmia, com fins terapêuticos, realizadas a partir de 2003 pelo médium Lívio Rocha Barbosa, na residência do filho mais velho do casal, Fernando Afonso, em Camboinhas, Niterói.

Nos primeiros meses de 2005, em Piratininga, por inspirada sugestão de Carlos Ivan Peres, iniciaram encontros semanais para estudos de O Livro dos Espíritos e de O Evangelho Segundo o Espiritismo.

No principio, as atividades tinham caráter doméstico, não obstante a seriedade e o interesse dos participantes. Alimentado pela necessidade de servir, estudar e vivenciar a mensagem espírita, o pequeno grupo superou as dificuldades iniciais para estruturar tarefas dessa natureza.

Com o acréscimo gradual do número de colaboradores desejosos de conhecer a doutrina consoladora, reservou-se espaço adequado no terceiro pavimento da residência, com capacidade para 60 pessoas, exclusivamente para a realização dos estudos.

Transcorrido o período necessário à solidificação dos objetivos em torno da proposta original – divulgação e compreensão da realidade espiritual – decidiu-se oficializar as atividades do grupo familiar e, assim, obter sua própria identidade.

Para isso contamos com a decisiva colaboração dos tarefeiros da nova instituição que objetiva promover a divulgação do espiritismo pelo estudo e vivência, para a renovação moral individual, sob as diretrizes da fraternidade, oração, trabalho e com base no Evangelho.

Em novembro de 2014, o NECX iniciou as obras necessárias em imóvel alugado no Jardim Imbuí, em Piratininga. A pequena reforma foi concluída em abril de 2015, tornando a nova sede habitável. No mesmo mês, em homenagem ao natalício do patrono do grupo, foi inaugurado o espaço com a palestra realizada pelo saudoso e amigo Gerson Simões Monteiro.

Onde Estamos (clique no mapa)

Onde Estamos (clique no mapa)
Rua das Tainhas, 10 - Jardim Imbuí, Piratininga - Niterói - Rio de Janeiro

Siga-nos no Facebook

Assista nossas palestras no Youtube